7.20.2018

POR QUE AS PESSOAS REJEITAM POSTS CRISTÃOS NAS REDES SOCIAIS?


“… o deus deste século [ou deus desse mundo] cegou o entendimento dos incrédulos [dos que se perdem] para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4).

Os versículos acima nos falam da cegueira espiritual, a cegueira da mente, ou incapacidade de ver as coisas espirituais.

A cegueira espiritual é muito mais predominante do que a física. Só alguns poucos habitantes da terra são fisicamente cegos, enquanto que cada homem, em seu estado natural, é cego ao Evangelho de Cristo e as outras verdades espirituais. Charles Spurgeon disse que todos nós, em nosso estado natural, somos tão cegos às verdades divinas quanto morcegos. Paulo disse em Rom. 3:11. “Não há ninguém que entende; não há ninguém que busque a Deus”.

A escuridão é um símbolo bíblico para a ignorância e o homem, em sua condição natural, é ignorante das coisas do Espírito Santo de Deus. O Senhor Jesus disse: “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, João 3:3.

Qual é a extensão da influência de Satanás?
” … todo o mundo está no maligno (o mundo jaz no maligno)” (1 João 5:19).
A maioria das pessoas acha que o mundo é relativamente bom ou, pelo menos, neutro às influências do Maligno. Mas, a Bíblia revela que Satanás é o deus desta era e, hoje em dia, este é o seu mundo. Tragicamente, esse engano de Satanás é tão difundido que poucos percebem a extensão da aceitação dessa desinformação e conhecimento distorcido.

A mente do pecador é a fortaleza de Satanás, através da qual ele planeja manter o pecador em sua possessão. Enquanto Satanás tiver a mente do pecador, também terá sua alma. A mente humana tem que ser tomada por Deus. O raciocínio do homem bloqueia sua salvação, porque se opõe à verdade de Deus. O pecador tem que se arrepender, isto é; tem que mudar de opinião a respeito do pecado e de como ser salvo dele. Seu raciocínio natural sobre o pecado e a salvação é errado e tem que ser destruído se quiser ser salvo.

Por que as pecadores, nesta terra ainda estão perdidos?
É porque o Evangelho está escondido para eles. Não entendem nem apreciam o Evangelho de um Cristo crucificado e ressuscitado: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto” 2Cor4.3. O pecador está num estado de trevas, mas podemos oferecer-lhe a Luz. Fomos comissionados para ir aos gentios, “para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles a remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em Cristo”, Atos 26:18.

Em 2 Cor. 10:4 o Apóstolo Paulo diz que suas armas não são carnais, mas sim “poderosas em Deus, para destruição das fortalezas”. É isto o que significa “Destruindo os conselhos (raciocínios), e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”.

Paulo não empregava métodos mundanos nem carnais em seu ministério. Nem usava truques psicológicos. Ele pregava o que sabia ser ofensivo ao homem natural e dependia do Espírito de Deus para fazer o pecador mudar sua mente, entender o Evangelho e crer nele.
Para nós que somos salvos, vimos a necessidade um dia de se arrepender e crer, que é exatamente a mesma mensagem que Jesus falou quando Ele começou Seu ministério terreno (Marcos 1:15). A principal razão que nós viemos a conhecer a Cristo foi pela obra do Espírito de Deus que nos fez conscientes de nossos pecados (Rm 7) e a necessidade de ser perdoado, mas primeiro tivemos de nos humilhar diante de Deus:

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.” [Ezequiel 36:26-27].
Uma maneira de saber se alguém está cego espiritualmente é se eles zombam de Deus (Isaías 37:23), zombam da ideia da existência de um deus (2 Pedro 3: 3; Jude 1:18), declaram que não existe nenhum Deus (Salmo 14: 1), rejeitam o verdadeiro Filho de Deus (João 3: 36b; João 12:48). Para permanecerem cegos, praticam “as obras da carne [que] são evidentes: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, raiva, rivalidades, dissensões, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas, mas Paulo escreve: como já antes vos preveni, os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (Gl 5: 19-21).

1 Coríntios 2:14 diz: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
Este tipo de homem é o homem natural, um homem normal, os prazeres da carne não dão espaço para que Deus trabalhe em sua vida, geralmente são vulgares, praticam sexo casual, são viciados em qualquer coisa que lhes dão prazer, mentem, roubam praticam adultério e não temem a Deus. Esse tipo de homem não tem salvação, nasce do pecado e morre no pecado. Só terá a salvação se for transformado pelo Espirito Santo.

O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque são loucura para ele. A sua vida é controlada pelo “EU”. Cristo está fora de sua vida porque ele o rejeita; seus interesses egoístas, geralmente, só causam discórdias e frustrações. Assim é a vida do homem natural. Ele vive para si mesmo e para o que lhe interessa, alienado de tudo que se chama Deus.
Mas, o homem espiritual, tem a mente de Cristo. Ele é controlado por Cristo, que vive no centro de sua vida. O EU do homem espiritual não é anulado, mas não está mais no controle. Seus interesses são controlados agora por Cristo e resultam em harmonia com o plano de Deus expresso na Palavra de Deus, a Bíblia.

Bob Spurgeon




Nenhum comentário: