9.14.2015

"Por Trás de Um Sorriso Tem Sempre um Outro Alguém Sofrendo"


A começar por Jesus, que sofreu morte de cruz, para que tivéssemos perdão e vida, percebo que em todos os casos (ou em sua grande maioria), por detrás daqueles que gozam a vida, tem sempre alguém sofrendo!

Para que os filhos sorriem os pais sofrem. Verdade ou mentira?

Sofrem para trazer o pão, o brinquedo, o plano de saúde, a escola, as roupinhas, a oportunidade de haver o conforto, a alegria dentro da casa. Sofrem se preocupando (até mesmo na idade adulta), orando, chorando, ficando sem dormir.

Sofrem no transporte público ou no trânsito, sofrem na empresa, engolindo situações embaraçosas, pessoas desagradáveis, mais horas de trabalho...

Quando você vê um agrupamento de jovens pulando em um show, ou dançando e divertindo-se em uma balada, pode ter certeza que há dinheiro dos pais por trás, bancando aquela festa toda.

Por detrás de uma festa de formatura por exemplo, há suor e dedicação dos pais, que desde o nascimento investiram naquela vida. Abdicaram de seu próprio tempo para entregarem-se aos filhos de corpo e alma. Na educação deles. Para que eles sejam “alguém” na vida.

Por detrás do produto que você comprou, talvez haja uma história de sofrimento por parte daquele que manipulou a matéria prima (na China por exemplo) através de exploração ou semi-escravidão. Por detrás do almoço que você pediu há o trabalho de alguém, desde o plantio, colheita, produção, transporte, enfim, até chegar na sua mesa. Por trás dos ambientes limpos houve aqueles que esforçaram-se para garantir a higiene do local. Quem lavou e passou a roupa que está usando agora? E assim por diante...

Por trás do prazer daquele marido adúltero há provavelmente uma mulher humilhada sofrendo e/ou crianças sem a presença do pai.  Por trás da “liberdade”que tanto se quer, há pais pagando com o sofrimento que o comportamento dos filhos lhes causam. Há mães solteiras, há gente doente, gente morrendo.

Enquanto uns gozam, outros sofrem.

Por trás do lucro do empresário, em muitos casos, há funcionários sendo explorados. Para pagar a farra dos políticos corruptos brasileiros, há gente morrendo na espera por um atendimento médico público (essa é clássica).

Sei que não estou trazendo nenhuma novidade, afinal o mundo é injusto mesmo. Ou estamos do lado dos que gozam a vida com o suor e sangue alheios, ou somos daqueles que se gastam para oferecer o sorriso ao próximo. Ou acumulamos ainda as duas situações.

Então qual a esperança?

Esperança?

O céu...

Somente lá não haverá injustiça e sofrimento.


Jonas Marques