5.18.2016

“PORQUE CONHEÇO OS SEUS SOFRIMENTOS”

 

 

 

"PORQUE CONHEÇO OS SEUS SOFRIMENTOS"

 

Por Fabio Campos

 

Texto base: "Disse o Senhor: 'De fato tenho visto a opressão sobre meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo.'" – Êxodo 3.7 (NVI)

 

 

É ruim sofrer! Creio que ninguém gosta de ser oprimido, humilhado, rejeitado, injustiçado. Mas o sofrimento, de alguma forma, é parte da vida de todos os seres humanos. C. S. Lewis, em sua obra "O problema do sofrimento", mostra também como o próprio ser humano é responsável por grande parte do sofrimento que há no mundo: ele afirma que quatro quintos dos sofrimentos que enfrentamos são produzidos ou por nós mesmos ou por nossos semelhantes. 1

 

O povo de Deus sempre foi perseguido, oprimido e humilhado. Desde o Egito até a era do Império Romano, perseguições e opressões têm acompanhado o povo que fora separado por Deus. Cartas e mais cartas foram escritas para encorajamento de santos em meio ao martírio. Foi dentro de um contexto de escravidão e serviço pesado que Deus interferiu contra o sofrimento imposto sobre os israelitas: "Porque conheço os seus sofrimentos".

 

Os egípcios os sujeitaram a cruel escravidão (Ex 1.13). Com lágrimas e suor, o povo construiu para faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramassés (Ex 1.11). Enquanto o povo gemia, faraó sorria. Desfrutava do império construído sob o sangue dos judeus. Mas o mal não prevaleceria por todo sempre. A justiça tarda mas não falha. Deus levantou um libertador. Moisés saiu das águas e, conduzido por Deus, de forma Soberana, fez o que deveria ser feito: emancipou o povo das garras do rei tirano do Egito.

 

Deus ouviu o seu o povo, pois disse: "Porque conheço os seus sofrimentos".

 

Deus conhece nosso sofrimento. Ele é transcendente, mas também, imanente. Ele sofre conosco, pois é compassivo (compassione; "sofrer junto.) Jesus não deixou de ser Deus porque chorou (Jo 11.35). Por isso é chamado de Emanuel, Deus Conosco!

 

O sofrimento, entretanto, tem o seu lado bom. É pedagógico. Aprendemos mais nas derrotas do que nas vitórias. C. S. Lewis de forma brilhante diz que, o sofrimento é o megafone de Deus para despertar um mundo surdo 2. Davi afirmou que "foi-bom ter passado pela aflição, para que aprendesse os decretos de Deus" (Sl 119.71). Paulo disse para nos gloriamos também nas tribulações, pois isso nos acresceria perseverança, caráter aprovado, esperança e plena convicção do amor de Deus que fora derramado em nossos corações (Rm 5.3-5).

 

Não estou aqui endossando o masoquismo (os que se agradam da dor); também não fomento o ensino dos estoicos impassivos e sofridos. O cristão tão somente não crê no fortuito dos acontecimentos. Não há coincidência, sorte, azar ou determinismo para o crente em Jesus. Deus fará com que tudo, até o mal que lhe assola, se transforme em bem e corrobore com o propósito pelo qual Ele nos chamou. A fé deixa Deus ser Deus.

 

Existe algo, no entanto, que pode nos trazer esperança: Deus não está do lado do opressor. Ele vê as lágrimas dos oprimidos e sabe que o "poder" está do lado de seus opressores. Como não há quem os consoles (Ec 4.1), Deus os garante (Sl 82.3-4): "Eu habita com o contrito e humilde de coração". O Senhor toma partido dos menos favorecidos (viúva, pobre, órfã, estrangeiro, Tg 1.27).

 

Deus conhece o sofrimento do seu povo. O desafio consiste em se sentir amado por Deus quando as coisas não estão em ordem (do modo como planejamos). Precisamos crer no Seu amor quando tudo mais vai mal.

 

Caso você esteja sofrendo por consequência da vaidade de alguém, tipo a do Faraó, Deus já possui em sua agenda o dia do término disso, como diz as Escrituras: "... não procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: 'Minha é a vingança; eu retribuirei', diz o Senhor" (Rm 12.9).

 

Como afirma Lewis, foi o ser humano, e não Deus, que produziu torturas, açoites, prisões, escravidão, armas, baionetas e bombas. É pela avareza e pela estupidez humana, e não pela sovinice da natureza, que temos pobreza e exploração do trabalho. 3

 

Deus está atento a tudo. Seus olhos estão sobre todos, justos e injustos!

 

Nossa parte é confiar para que, de alguma forma, possamos transformar nosso dia mau em oportunidades para o heroísmo, pois muitos assim o fizeram e, aproveitando o momento, se surpreenderam colheram os seus frutos de justiça.

 

 

Considere este artigo e arrazoe isto em seu coração,

 

Soli Deo Gloria!

 

Fabio Campos

fabio.solafide@gmail.com

_______________________

Citações:

 

1 LEWIS, C. S. O problema do sofrimento. Editora Vida, p. 12.

2 Ibid, p. 106.

3 Ibid, p. 101.


__,_._,___



As informações contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso o destinatário seja outra pessoa, por favor, desconsidere essa mensagem.

Árvore de Descanso

Meditação: … sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. (Romanos 11:5)

 

Pensamento: A esperança pode ser acesa com uma fagulha de encorajamento.

 

Leitura: Esdras 9:5-9.

 

Mensagem:

Árvore de Descanso

 

            A árvore solitária no campo à frente de meu escritório permanecia um mistério. Grandes quantidades de árvores haviam sido cortadas para que o fazendeiro pudesse plantar milho. Mas uma árvore permanecia em pé com seus longos galhos espalhados. O mistério foi revelado quando descobri que a árvore foi poupada por um propósito. Havia muito tempo, os fazendeiros deixavam, por tradição, uma árvore plantada para que eles e seus animais tivessem um lugar fresco para descansar quando o calor do sol do verão estivesse muito forte.

            Em certos momentos, percebemos que mais ninguém além de nós sobreviveu a algo, e não sabemos o porquê. Soldados voltando do combate e pacientes que sobreviveram a uma doença letal lutam para saber porque sobreviveram, enquanto outros não.

            O Antigo Testamento fala dos sobreviventes a quem Deus poupou quando a nação foi enviada ao exílio. Os sobreviventes preservaram a lei de Deus e mais tarde reconstruíram o templo (Esdras 9:9). O apóstolo Paulo referia-se a si mesmo como parte do remanescente de Deus (Romanos 11:1,5). Ele foi poupado para tornar-se o mensageiro de Deus aos gentios (Romanos 11:13).

            Se permanecemos em pé onde outros já caíram, é para que ergamos nossas mãos aos céus em louvor e abramos nossos braços fazendo sombra para o cansado. O Senhor nos capacita para sermos uma árvore de descanso para outros.

 

FONTE:

Julie Ackerman Link

Ministérios Pão Diário

MENSAGENS QUE EDIFICAM



As informações contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso o destinatário seja outra pessoa, por favor, desconsidere essa mensagem.

5.17.2016

Todos Cremos em Algo

Acho gozado ateus nos acusarem de acreditarmos piamente em um livro escrito por homens, no caso, a Bíblia. Afinal, tudo o que eles aprenderam também foi escrito por homens em livros. Ninguém é tão velho a ponto de ter presenciado, de ter testemunhado, de ter visto com seus próprios olhos os fatos, os principais acontecimentos da história da humanidade.  Portanto, é também uma questão de “fé” acreditar nos livros de história. Da mesma forma que ateus dizem que a Bíblia foi adulterada ou manipulada de acordo com interesses de alguns grupos, quem garante que a história (ou estória) que nossos antepassados passaram para as próximas gerações  também não foi “manipulada”, que não há mentira?

 

Portanto, como o homem mais velho entre nós hoje, não tem mais do que 120 anos, precisamos “crer”no legado deixado pelos homens que já morreram.

 

Mas alguém pode lembrar do conceito científico, do que se pode provar. De que tem coisas que acreditamos porque estão aí na nossa cara. Foi testado e aprovado.

 

Ok, se você perguntar para um cristão que tem um relacionamento sério com Deus, ele também te dirá que passou por experiências que provaram aquilo que a Bíblia diz. Que na vida dele Deus se manifestou de diversas maneiras, através da Sua presença sentida, de sonhos e visões, de profecias cumpridas, de curas e livramentos, só pra citar algumas.

 

Então meu amigo, tudo passa de “crer”ou não.

No que você acredita?

 

Em tempo... a Bíblia foi escrita por homens sim, mas homens inspirados por Deus. E não, Deus não foi ditando e eles escrevendo, não. Com exceção dos dez mandamentos, todo relato bíblico foi escrito debaixo da limitação humana que envolvia a época, cultura e personalidade de cada um.

 

 

RM



As informações contidas nesta mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso o destinatário seja outra pessoa, por favor, desconsidere essa mensagem.