2.13.2015

CARNAVAL: FESTA DA CARNE


CARNAVAL: O QUE FAZER?


"As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus." (Gálatas 5: 19 - 21)


Queridos, tudo bem?
Que o amor de Deus a graça e paz de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo esteja contigo e com todos os que você ama no dia de hoje e para todo o sempre.
Infelizmente, meus queridos, chegou a época em que nós como seguidores de Jesus Cristo ficamos mais tristes, pois nestes próximos dias as pessoas muitos nossos amigos, colegas de trabalho, vizinhos, familiares, etc., se entregarão a um verdadeiro culto ao diabo, infelizmente, a bebedeira desenfreada, as drogas, as danças sexuais, a música lasciva, a nudez, a liberdade sexual, a falta de compromisso com as autoridades civis e religiosas, etc., etc., tudo o que Deus abomina e o diabo adora estará sendo praticado por pessoas de bem que não tem o entendimento do que esta fazendo, se tivessem o entendimento se manteriam longe desses atos.

A televisão nos próximos dias venderá aquilo que deveria ser abominável, como se fosse a coisa mais "linda" do mundo. E o que podemos fazer? Infelizmente pouca coisa para livrar as pessoas deste terrível mal. Temos que ter em mente que carnaval é algo que deve ser abominado por todo aquele que se diz cristão, seja ele da religião que for, não adianta combatermos o carnaval entre aqueles que participam, pois nestes dias cabe muito bem um texto da Bíblia: "Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus (satanás) deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (2 Coríntios 4: 3 e 4) Sei que existem cristãos que separam esses dias para estarem no meio da folia tentando pregar o amor de Deus, acho isso louvável, mas, fica o alerta, isso tem de ser feito por pessoas preparadas, existem missões como a JOCUM e outras, que tem trabalhado para isso, não vá fazer esse tipo de evangelismo sem o preparo adequado.

Então o que devemos fazer? Devemos orar,  jejuar, e pedir a Deus que guarde a vida de todos aqueles que estarão participando desta "festa" maligna, pois sabemos bem que se estas pessoas morrerem durante estes dias e participando deste culto ao diabo estarão condenadas para sempre ao inferno.
Busque a presença de Deus nestes próximos dias e peça que Ele intervenha nesta "festa" maligna pois só Ele tem condições de mudar este quadro e peça também para Deus guardar e proteger a todos para que possamos ministra-lhes o evangelho e que na época do carnaval do ano que vem possamos ver pessoas, que vão participar neste ano, participando sim de um culto abençoado a Deus.

Mas que isso não fique apenas na promessa, Jesus nos comissionou a: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (Mateus 28- 19 e 20)

De nada adianta e para nada serve falarmos que carnaval é isso ou aquilo e não fazermos a nossa parte que é ser: "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo... Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."  (Mateus 5: 13, 14 e 16) Temos que entender que aqueles que fazem ou participam do carnaval não vêem isso como algo ruim, muito pelo contrário eles pensam ser uma festa e oferecem o melhor de si nesses dias, o engano somos nós que temos de mostrar, e muitas vezes não vamos conseguir mostrar com palavras e sim com atos, com nosso testemunho de vida, a Bíblia diz: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."  (Filipenses 4: 7 e 8)

Caso sua igreja vá fazer um retiro durante o período de carnaval, participe, aproveite esse momento para recarregar as baterias e ter um crescimento espíritual. Se sua igreja não vá fazer nenhum retiro, peça autorização de seus lideres e vá participar do retiro de uma outra igreja, afinal somos todos irmãos em cristo, ... somos um só corpo em Cristo…, as pessoas as vezes participam do carnaval devido ao fato de não ter mais nada para fazer, então ainda é tempo de mostrar as pessoas que existe sim outras opções para estes dias e como são maravilhosos estes retiros.

Tudo isso aqui escrito é para divulgar a Palavra do nosso Deus e levar a vontade dEle ao maior número de pessoas possível, que Deus através destas palavras possa mostrar a quem lê, a Sua perfeita vontade, tudo isso em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Para Refletir:

"Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." (Romanos 5: 6 - 8)


Um abraço,
Pr. Frank Medina



A ORIGEM DO CARNAVAL


Tudo o que existe teve um dia a sua origem. O carnaval também. Uma grande parte do Brasil é adepta dessa festa. Há pessoas que são capazes de se privar de coisas importantes em sua vida para economizar e assim poder participar de suas festividades. Qual teria sido a origem do carnaval? Lemos um artigo de determinado jornal, onde o articulista afirma ter sido essa festa uma festa cristã, com o objetivo de trazer alegria para o povo, uma festa sadia. Mas, com o passar dos tempos, ela foi se degenerando, se deteriorando, vindo a se tornar naquilo que todos conhecemos: festa da carne, onde tudo vale. Parece que a filosofia do "comamos e bebamos, porque amanhã morreremos" foi assimilada.

O carnaval perdeu o seu sentido original para ser uma festa da carne, que, certamente em nada agrada a Deus. Isso nos faz reportar para o longínquo passado dos dias de Sodoma e Gomorra, quanto o que prevalecia era o prazer sexual, ou ainda, para os dias em que Arão, à pedido do povo, fez um bezerro de ouro, e disse ao povo: "eis aí o teu deus, ó Israel". Ele despiu o povo e este passou a comer e a beber, e levantou-se para se divertir. Mas a ira de Deus se manifestou e veio a punição. Deus se zangou com essa atitude, pois o deixaram, a ele, que os tirara da terra do Egito com mão forte e poderosa, dando-lhes a libertação. Foi um protesto veemente contra Israel.

Mas, voltando para o referido artigo acima mencionado, o seu escritor adverte, dizendo: "a festa do Natal parece que vai seguindo o mesmo rumo: vai se degenerando. Inicialmente, quando se começou a comemorar a festa do Natal, se fez com o objetivo de louvar a Deus por tamanha dádiva, que foi o nascimento de Jesus. As comemorações eram solenes, com cânticos de louvor a Deus, leitura bíblica, orações. Enfim, era uma festa solene, lembrando as promessas dos profetas que dele falaram, ou seja, do nascimento de Jesus. Olhando, então, para a festa do Natal de hoje, será que é isso que estamos vendo? O que vemos é o comércio desesperado, querendo faturar o mais que puder onde a pessoa central não é Cristo, e sim a figura lendária do Papai Noel. A festa do Natal hoje comemorada é uma verdadeira idolatria; é o consumismo. Paulo diz em Filipenses 3: "o deus deles é o estômago".

Da Páscoa diríamos o mesmo: é o coelhinho, são os ovos de chocolate. Que tem a ver tudo isso com a páscoa? Que tem a ver tudo isso com a festa do natal? O nosso temor é que se transformem num verdadeiro carnaval. Eis a origem do carnaval. Eis como as coisas ou os valores da vida vão perdendo o seu verdadeiro sentido.  Tudo isso nos vai nos convencendo de que a filosofia de Epicuro está em evidência: "comamos e bebamos, porque amanhã morreremos". Alguém disse aos nossos ouvidos: isso é a filosofia do porco: comamos, durmamos, e esperemos a morte". O porco faz isso mesmo: come, bebe, dorme e espera a morte. E ela vem mesmo e acaba com a sua alegria. Será que foi isso que Deus idealizou para o homem? Será nessa prática o homem pode ser comparado a Deus, ou dizer dele que é semelhante a Deus? Quão bom seria se o homem conservasse a semelhança de Deus em si!



Pr. Timofei Diacov